Com os avanços na área de Tecnologia da Informação (TI), principalmente na última década, a Inteligência Artificial (IA) está se tornando uma verdadeira aliada da medicina. Seja elaborada e avaliada em pesquisas acadêmicas ou consumida em atividades práticas em âmbito comercial, o uso de soluções de IA aplicadas à saúde representa avanços científicos e de praticidade de extrema relevância para a comunidade médica. No setor da radiologia, não é diferente: embora existam receios por parte dos médicos radiologistas, é importante reforçar que o objetivo de seu uso não é, de forma alguma, a substituição da atividade humana, mas sim apoiar a jornada do diagnóstico, ajudando o radiologista na tomada de decisão.
Ferramentas baseadas em IA têm sido utilizadas com sucesso em exames de imagens médicas para ajudar os radiologistas a diagnosticar doenças mais rapidamente e precisamente. Estas soluções podem ser treinadas para detectar padrões e anormalidades nas imagens que são difíceis de detectar a olho nu, como tumores ou lesões. Estes algoritmos de IA podem ser usados para ajudar a triagem de exames para identificar aquelas imagens que requerem a atenção do radiologista e priorizar as que são de casos mais urgentes. Além disso, podem ajudar a quantificar as medidas de lesões e tumores, o que é útil para acompanhar o progresso do tratamento, ou mensurar estruturas nos tecidos presentes nos exames a fim de facilitar as análises a serem realizadas pelo radiologista.
Dentre as diferentes modalidades de exames de imagem, soluções baseadas em IA podem ser usadas em estudos de mamografia, por exemplo, para ajudar os radiologistas a detectar lesões suspeitas. Isso pode ser feito usando algoritmos de aprendizado de máquina (“Machine Learning”) ou de aprendizado profundo (“Deep Learning”) que foram treinados com milhares de exemplos de imagens de mamografia anteriores, incluindo imagens com ou sem lesões. Os algoritmos podem identificar padrões nas imagens que apenas o olhar dos radiologistas possa perder, ou que ainda estejam em estágio inicial, e assim, ajudando a detectar lesões e/ou doenças precocemente. No entanto, é importante frisar a importância destas soluções serem rigorosamente testadas e validadas antes de serem utilizadas em ambientes clínicos, uma vez que é preciso verificar se a ferramenta foi elaborada e treinada com ampla heterogeneidade de exames quanto aos equipamentos de aquisição. E os médicos radiologistas precisam interpretar as imagens juntamente com os apontamentos realizados pela IA, para que tomar as decisões finais sobre o diagnóstico, utilizando a tecnologia como um apoio na elaboração do laudo.
A Harpia Health Solutions possui soluções de IA para o apoio ao diagnóstico de exames de Mamografia e Raio-X de Tórax. Estas soluções foram desenvolvidas com milhares de exames nacionais, Digitais (DR) e Digitalizados (CR), o que é de suma importância devido ao amplo leque de equipamentos no país, que possuem certificação quanto à precisão e sensibilidade dos algoritmos, com registro junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Os resultados das análises dos modelos de IA são entregues diretamente nos sistemas de armazenamento e gerenciamento e emissão dos laudos PACS (Picture Archiving and Communication System - Sistema de Comunicação e Arquivamento de Imagens) e RIS (Radiological Information System - Sistema de Informação Radiológica) de seus clientes, aumentando a praticidade do uso das ferramentas.
Estas soluções realizam uma ampla análise das estruturas presentes nos tecidos dos respectivos exames de imagem, realizando a detecção, identificação, mensuração e classificação de alterações e lesões presentes nos estudos, assim como avaliações basais que são obrigatórias na elaboração dos laudos destas modalidades. Com isso, as ferramentas automatizam análises de menor valor cognitivo, permitindo aos especialistas focarem nos casos suspeitos. Assim, as ferramentas de IA contribuem na jornada do radiologista, com a emissão de diagnósticos de forma ágil e precisa, e também agregam valor na jornada da experiência do paciente.
Preencha o formulário abaixo para agendarmos uma reunião para apresentarmos nossas soluções e faça um teste gratuito!